segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Assistindo Desenhos Animados: Bob Esponja


                                         Bob Esponja

É um desenho animado produzido pela Nickelodeon Animation Studios e criado pelo animador e biólogo marinho Stephen Hillenburg. É a série de mais sucesso da Nickelodeon, levando a grandes níveis de audiência é diversas formas de mídia. No Brasil, a série é exibida originalmente na Nickelodeon e teve seus diretos adquiridos pela Globo e exibido como parte da TV Globinho.

 Enredo

Na Fenda do Bikini, uma região no oceano Pacífico, vive Bob Esponja, uma esponja-do-mar amarela que mora num abacaxi com seu caracol, Gary, e trabalha num restaurante de hamburguer, chamado Siri Cascudo, cujo dono é Seu Siriguejo, um caranguejo que só pensa em dinheiro e tem como maior inimigo um plankton verde chamado Plankton. Outro funcionário é um polvo mal humorado, Lula Molusco, vizinho de Bob Esponja e tocador de clarineta, que está sempre disposto a implicar com ele. O melhor amigo de Bob Esponja é seu outro vizinho, Patrick Estrela, uma estrela-do-mar rosa exótica com pouca inteligência. Outra amiga sua é uma esquilinha texana chamada Sandy. Lá, eles passam por diversas situações, das mais estranhas e divertidas.

Sobre Bob Esponja

Bob Esponja Calça Quadrada é o morador mais famoso da Fenda do Bikini. Ele é residente em um abacaxi alaranjado de dois quartos que divide com seu caracol, Gary. Bob acorda todos os dias com o toque exagerado do seu despertador estranho e segue para o Siri Cascudo com a famosa música "Estou pronto, estou pronto", às vezes topando com o mal-humorado Lula Molusco Tentáculos. A esponja-do-mar amarela trabalha como mestre-cuca para o Sr. Sirigueijo, quem muitas vezes abusa da boa vontade dos funcionários com sua avareza. Fora do trabalho, Bob pratica karatê com Sandy Bochechas, uma esquila aventureira ou caça águas-vivas com Patrick, seu melhor amigo que sempre brinca de caçar águas-vivas.

 Personagens

Bob Esponja: Calça Quadrada: É um cidadão simples e gentil. Ele mora com seu caracol Gary, num abacaxi. Trabalha num restaurante chamado Siri cascudo, com seu vizinho mal-humorado Lula Molusco. Seu melhor amigo é Patrick, uma estrela no mar rosa. Eles adoram brincar de várias coisas como: caçar água-vivas, jogar jogos de tabuleiro e sair para várias lojas de brinquedo.
Patrick Estrela: Uma estrela do mar rosa, vizinho e melhor amigo de Bob Esponja. Juntos, brincam e arrumam várias encrencas. Ele as vezes parece um pouco "lento" no raciocínio.
Lula Molusco Tentáculos: É o outro vizinho de Bob Esponja, mal-humorado e ama arte. Ele trabalha no caixa do Siri Cascudo. Muitas vezes, quando não tem nenhum cliente, ele lê revistas sobre dança.
Sandy Bochechas: É a melhor amiga de Bob Esponja. Mora numa cúpula da árvore debaixo d'água. Seu traje, similar a de um astronauta, faz o respirar debaixo da água. Ela é uma cientista, crias várias invenções, mas frequentemente Bob Esponja e Patrick a destroem com suas trapalhadas.
Sr. Eugene Carapaça Sirigueijo: É o chefe sovina de Bob Esponja, nunca larga seu dinheiro para nada, seu dinheiro para ele é mais importante do que sua própria filha. Seu arquinimigo é Plankton, um planctôn que tem um restaurante do outro lado da rua. O motivo deles serem inimigos é porque Plankton quer roubar a secreta fórmula do Hambúrguer de Siri.
Sheldon J. Plankton: Arquinimigo de Siriguejo. Há mais de 30 anos ele tenta, mas não consegue pegar a fórmula do Hambúrguer de Siri. Antes do Sirigueijo inventar a fórmula secreta, o Plankton era amigo e sócio do Siriguejo.
Sra. Puff: Professora de uma Escola de Pilotagem, de tanto reprovar e sofrer acidentes de barco (Nota: Barcos na Fenda do Bikini são como carros no mundo real) por causa de Bob Esponja, tem até medo do mesmo.

Personagens secundários
  
Squillam Imaginoso: Ele é um grande rival de Lula Molusco. Squillam realizou todos os sonhos de Lula Molusco e é o cidadão mais rico da Fenda do Bikini. Para ele, bens materiais como os já citados "Balão Cassino" e "Ilha Particular" são meio de orgulho. Na maioria dos episódios, Lula Molusco tenta enganar Squillam e fingir que também é da Alta - Sociedade, mas no final, tudo dá errado e ele (Lula Molusco) é ridicularizado por Squillam e por toda a cidade.
Pérola : A filha do Sr. Sirigueijo. É uma baleia, e, de acordo com o que sabemos (E o que foi citado num episódio) ela tem 16 anos de idade. Adora sair com as amigas, falar sobre moda e acha seu pai sovina uma vergonha, por isso, sempre que ele aparece, Pérola é ridicularizada pelas amigas.
Srta. Sirigueijo: É a mãe do Sr. Sirigueijo e suas aparições são bem raras. E, na maioria delas, Srta. Sirigueijo só faz uma ponta secundária. De acordo com o que sabemos, sua aparição menos secundária é quando namora Plankton.
Holandês Voador: Ele é o fantasma de um falecido pirata e navega em seu navio assustando a Fenda do Bikini. O especto verde já se hospedou na casa do Bob Esponja e até já tentou, sem sucesso, manter Bob, Patrick e Lula Molusco presos em seu navio e servindo de lacaios.
Pirata "Pattie" Mora no mundo acima da superfície e é representado por um ator de carne e osso. Diz ser o maior fã do Bob Esponja e líder de um Fan-Clube do mesmo. Tem um papagaio de madeira (marionete) chamato "Potty" (Seria um parente do Louro José, do "Mais Você"?) e nos episódios que aparece, é como um "Apresentador" do desenho.
"Potty" Um papagaio de madeira é o fiel companheiro do Pirata Pette no mundo real. Muitas vezes acaba irritando seu chefe, mas a verdade é que um não vive sem o outro.
Sr. e Sra. Calça Quadrada São os pais de Bob Esponja, sendo que são redondos e não tem nenhuma semelhança com o filho. Patrick pensa que Sr. e Sra. Calça Quadrada são seus pais.


terça-feira, 17 de agosto de 2010

Assistindo Desenhos Animados: Tom e Jerry

                                                       Tom e Jerry

Tom and Jerry é um conjunto de séries animadas de curta-metragens criada por William Hanna e Joseph Barbera para a Metro-Goldwyn-Mayer, cujo o tema é a eterna rivalidade entre um gato doméstico (Tom) e um rato (Jerry).  
 Trama e formato
O centro da trama se baseia geralmente em tentativas frustradas de Tom de capturar Jerry, e o caos e a destruição que se segue.

Tom raramente consegue capturar Jerry, principalmente por causa das habilidades do engenhoso ratinho, e também por causa de sua própria estupidez. As perseguições eram eletrizantes e sempre vinham acompanhados por boa trilha sonora. Também eram utilizadas diversas armadilhas e truques que no final não davam resultado satisfatório como bombas e ratoeiras, coisas que eram fundamentais na rivalidade entre o gato e o rato. Alguns personagens também marcam presença na trama como o bulldog Spike e o rival de Tom, o gato Butch.

Depois de 1953, todos os desenhos de Tom & Jerry foram criados e produzidos no formato Academy Ratio; desde 1953 até 1956 alguns dos desenhos foram produzidos no formato Academy e no processo Widescreen Cinemascope.Desde 1956 até o fechamento do estúdio de animacão da MGM um ano depois, todos os desenhos animados de Tom & Jerry foram compativeis também no formato Academy Widescreen. Todos os desenhos de Hanna-Barbera foram produzidos em Technicolor; os trabalhos dos anos 1960 foram feitos em Metrocolor.
Tom & Jerry inspirou uma versão em humor negro e sádica dentro de “Os Simpsons” chamada de “Comichão & Coçadinha” (Itchy & Scratchy).

 História

A dupla começou em um curta da MGM chamado "Puss Gets the Boot", que foi para os cinemas em fevereiro de 1940. Neste curta Tom se chamava Jasper e Jerry ainda não tinha um nome. Somente depois os produtores batizaram os personagens de "Tom e Jerry". William Hanna e Joseph Barbera escreveram e dirigiram mais 113 episódios entre 1940 e 1957, quando a MGM Cartoon Studio (local onde os desenhos eram produzidos) foi fechada, causando o fim do desenho original. O último dos 114 episódios foi lançado em 1958. A série original ganhou o Oscar de melhor curta de animação sete vezes
.
A Era Gene Deitch (1960-1962)
Em 1960, a MGM decidiu produzir novos curtas de Tom & Jerry, então, o produtor William L. Snyder fez um acordo com o diretor Gene Deitch e seu estúdio, a Rembrandt Films para continuar a produzir o desenho em Praga, na Checoslováquia. Foram ao todo, produzidos 13 curtas pela Rembrandt Films.

Os desenhos produzidos por William Snyder e Gene Deitch foram muito criticados por adotar um formato totalmente diferente da série original, abusando da surrealidade, misturando motion blur com movimentos dos personagens extremante exagerados, adição efeitos sonoros bizarros e utilização excessiva de reverberação, além de diversas enfatizações gráficas.

Como eram produzidos na chamada Cortina de Ferro, não constava nos créditos no fim dos desenhos a frase "Made in Hollywood, USA", mas sim "A MGM Cartoon", numa tentativa de esconder o local da produção

.
 A Era Chuck Jones (1963-1967)


Depois que o último desenho produzido por Deitch foi lançado, Chuck Jones que tinha sido despedido da Warner Bros. Cartoons após trabalhar lá mais de trinta anos, iniciou o seu próprio estúdio de animação, a Sib Tower 12 Productions com seu amigo Les Goldman. Então, a MGM contratou ele e seu estúdio para produzir os novos desenhos da série. Ao todo, a Sib Tower produziu 34 curtas entre 1963 e 1967.

Jones fez diversas adaptações nos personagens, mudando as suas personalidades e fazendo algumas mudanças na aparência de Tom, que teve a sobrancelha mudada e ganhou um tom de cinza mais claro semelhante ao da série original, e Jerry, que teve os olhos aumentados e orelha mais arredondada. O leão da MGM na abertura dos curtas foi substituido por Tom, tentando imitar os seus gemidos.

A MGM parou a produção de Tom & Jerry em 1967 época em que já tinha comprado a Sib Tower 12 renomeado-a de MGM Animation/Visual Arts.

Televisão

Desde 1965, os curtas de Hanna e Barbera foram editados para passar na televisão. A personagem que representa a dona de Tom foi substituida em alguns episódios por uma mulher branca e magra, além de ter sua voz substituida por um tom mais suave. Grande parte das cenas de violência também foi retirada para versão exibida no Reino Unido.

 Novo proprietário
Em 1986, a MGM foi comprada pelo fundador da WTBS, Ted Turner. Turner, vendeu a empresa alguns anos mais tarde, mas continuou com direitos de Tom & Jerry, tornando propriedade da Turner Entertainment.


     Personagens de Tom & Jerry

Tom é um gato doméstico azul ou cinza, dependendo do cartoon (a cor da pele de Tom é perto daquela da raça azul Russian dos gatos), que vive uma vida boa, enquanto Jerry é um rato marrom pequeno que vive sempre na proximidade dele. Tom é muito rápido, moderado e fino-descascado, enquanto Jerry é independente e oportunista. Apesar de ser muito energético e determinado, Tom é carente de inteligência e esperteza. Uma característica nos episódios é que Jerry geralmente sai triunfante das inúmeras batalhas, enquanto Tom é o perdedor. Entretanto, outros resultados podem ser alcançados; em ocasiões raras, quando Jerry atua como o instigador, há triunfos de Tom. Às vezes, ironicamente, ambos perdem ou ambos, em casos mais extremos, terminam amigos (Heavenly Puss e Triplet Trouble). Mas ambos os personagens possuem tendências sádicas, o que demonstra em proporções iguais a intenção de um atormentar a vida do outro.

Entretanto, dependendo do cartoon, sempre que um dos personagens parecer estar em uma situação de perigo por um inimigo extra, o outro fará o possível para tira-lo dessa situação. E também quando ambos encontram um inimigo em comum, quase sempre trabalham juntos para derrotá-lo. Não muito frequente, Tom e Jerry as vezes falam. Tom, o mais famoso, canta ao "wooing" para as fêmeas; por exemplo. O co-diretor William Hanna forneceu a maioria dos efeitos vocais para a dupla, incluindo o famoso grito de dor do Tom (criado e gravado do grito de Hanna, eliminando o começo e final da gravação, deixando somente a parte a mais forte do grito no efeito-sonoro).

A única outra vocalização razoavelmente comum é feita por Tom quando em alguma situação extrema, mas quase inevitável, acontece algo irônico com o gato. Tom com sono e golpeado parece dizer assombrado, ecoando a voz “não acredites nisso!”. Num dos episódios de 1956, toda a história é narrada por Jerry.

 Polêmicas envolvendo Tom e Jerry

Tal como a maioria das séries animadas produzidas nas décadas de 1940, 1950 e 1960, Tom & Jerry não é considerado politicamente correto. Pelo menos vinte e quatro episódios foram acusados de possuir cenas racistas, como quando ocorre uma explosão ou algum liquido cai no rosto de um personagem e seu rosto fica negro, o que foi interpretado por algumas pessoas como racismo. Em consequência disso, diversas cenas foram editadas e cortadas de alguns episódios.

Em 2006 Tom e Jerry recebeu uma forte crítica do governo da Inglaterra, por ter sido exibido um episódio em que Tom fuma dentro de uma limosine. O governo inglês achou inaceitável a exibição daquela cena. Filmografia
 Curtas-metragens

No Brasil, os desenhos de Tom e Jerry já foram exibidos na televisão aberta e na televisão por assinatura. Na televisão aberta, são exibidos exclusivamente pelo SBT. Na televisão por assinatura, são exibidos pelo Cartoon Network.

Alguns desenhos dos anos 40 e 50, assim como os curtas produzidos na Rembrandt, Sib Tower e Filmation foram dublados no Brasil pela BKS. Os demais desenhos clássicos, em versão simplificada para a TV e com créditos no final, foram dublados pela Cinecastro, sendo estes, os primeiros a chegarem ao país.


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Assistindo desenhos animados:Pica-pau


                               Pica-pau


O desenho do Pica-Pau é um dos desenhos mais conhecidos de todos os tempos. Praticamente todo mundo já assistiu ao menos um episódio do Pica-Pau. E não podia ser diferente, não é mesmo? Desde que começou a ser exibido em 1940, o desenho do cartunista Walter Lantz está sempre presente nas emissoras de televisão. Tanto que só na TV aberta, a Record e o SBT tem o desenho na sua programação, e no horário em que ele é exibido audiência destes canais chega muitas vezes a superar as demais.


Em 1960, o Pica-Pau ganhou o seu própio show de TV: O Show do Pica-Pau, e em 1999 lançaram uma nova série dos desenhos, que foi chamado de O Novo Show do Pica-Pau. Com essa nova versão, mais alguns personagens entraram para a turma do Pica-Pau, como o gavião Tweaky, comparsa do Zeca Urubu e o Doutor Lelé, o texugo que gosta de dizer “Oi, meu chapa!”. Mas apesar de todo esse tempo, o que não mudou desde os primeiros episódios foi a famosa risada do Pica-Pau, a marca registrada do personagem.


Se você quer assistir o desenho do Pica-Pau mas não gosta de acompanhar os episódios pela TV, que tal assistir o Pica-Pau de graça pela internet? O bloglouco.com selecionou alguns dos melhores episódios do Pica-Pau para você. São os episódios O Barbeiro de Sevilha e Apólice Cobertor. No primeiro, o Pica-Pau fica no lugar de um barbeiro, e apronta com todos os clientes que vão à barbearia. Já o segundo é o episódio em que o personagem Zeca Urubu aparece pela primeira vez.



terça-feira, 10 de agosto de 2010

Assistindo desenhos animados: Os Simpsons



                                                 Os Simpsons 


The Simpsons (no Brasil e em Portugal: Os Simpsons e na versão em DVD) é uma famosa sitcom animada norte-americana criada por Matt Groening para a FOX. A série é uma paródia satírica do estilo de vida da classe média dos Estados Unidos, simbolizada pela família de mesmo nome, que consiste de Homer Jay Simpson, Marjorie "Marge" Simpson, Bartholomew "Bart" Simpson, Elisabeth "Lisa" Simpson e Margareth "Maggie" Simpson. A série se passa na cidade de Springfield e satiriza a cultura e a sociedade norte-americana, a televisão e vários aspectos da condição humana.

                               Os Personagens


   A série é focada nas aventuras de uma típica família suburbana do meio-oeste norte-americano. O pai, Homer Simpson, é inspetor de segurança da Usina Nuclear de Springfield (em Portugal, chamada de Central Nuclear de Springfield). Marge Simpson, sua esposa, é uma dona de casa estereotipada. O casal tem três filhos: Bart, um garoto rebelde de dez anos; Lisa, uma menina-prodígio de oito anos que adora tocar saxofone e Maggie, a caçula da família, uma bebê que não fala - sua primeira palavra foi "daddy", no episódio "Lisa's first word" - mas que é considerada pelos fãs como o mais inteligente e misterioso personagem da série (que depois é revelado que toca saxofone melhor que Lisa).

Completam a família um cachorro chamado Ajudante do Papai Noel (em Portugal, Santa's Little Helper), além de um gato chamado Bola de Neve II (em Portugal, Snowball II). Os produtores decidiram que os personagens não envelheceriam ao longo da série, embora celebrações como festas religiosas e de fim de ano apareçam com frequência. Há ainda um grande número de personagens menores, desde parentes da família até coadjuvantes eventuais.